20 de dezembro de 2014

Resenha: Os Treze Porquês

Foto: Natália Gulias
Título: Os Treze Porquês
Autor: Jay Asher
Sinopse: Hannah Baker cometeu suicídio. Um dia ela esta na escola e no outro não estava mais. Nunca mais. E não é como se todo mundo sentisse falta dela. Clay Jensen sente. E ele não consegue entender o que aconteceu, o que pode ter levado Hannah a acabar com a própria vida. Mas isso não vai durar muito tempo, porque a garota armou uma forma de fazê-lo entender o que houve. Ele e todos os outros envolvidos. Quando Clay volta da escola, em um dia aparentemente comum, encontra à sua espera um misterioso pacote com sete fitas cassetes com cada lado numerado de 1 a 13. Ao apertar play na número 1 se dá conta que quem está falando é Hannah, e que ela quer compartilhar os motivos que a levaram à morte. (skoob)
Clay Jensen chega em casa e recebe notícias sobre uma menina pelo qual foi apaixonado por muito tempo. Mas ela está morta e ele parece ser um dos motivos do suicídio. A história se passa na noite em que Clay recebe fitas cassetes com uma voz muito familiar. Hannah Baker resolveu contar para 13 pessoas que elas são os motivos de sua morte.

Apesar de parecer um pouco cansativo, a leitura progrediu muito bem por dois motivos: Escrita leve e explicações claras. A temática é realmente pesada, mas Jay Asher tornou a história muito mais leve do que parece com sua escrita. Os motivos são, na verdade, situações da vida de Hannah com pessoas específicas (treze) que, apesar de não tão graves, formaram uma "bola de neve". Durante a história é possível perceber que, aos poucos, Hannah já não consegue lidar tão bem com as situações.

O que mais me chamou a atenção nessa leitura foi que eu percebi que nossas ações interferem mais do pensamos nas vidas das pessoas ao nosso redor. E que é importante tomar cuidado com o que fazemos, por mais que insignificante para muitos. Eu li esse livro muito rápido, pois enredo realmente me prendeu bastante do começo até o fim. Eu amei a história, apesar de ser pesada. Muitas coisas neste livro me mostraram que pequenas atitudes podem evitar desastres como esse.

Uma ideia que achei muito legal ao ler alguns comentários sobre o livro é que se você possui um grupo de leitura, você pode escrever uma lista com nomes de pessoas e dar esse livro para alguém. Ao final de cada leitura, o livro deve ser passado para o próximo da lista. Algo muito legal que descobri é que este livro ajudou milhares de pessoas pelo mundo todo que sofriam com algum problema que não conseguiam compartilhar com outra pessoa.

“- É sério, eu preciso de uma definição. Como a gente sabe o que é um amigo?"

Espero que gostem :)

2 comentários

  1. Gosto desse tipo de temática, mesmo sendo pesada. Parece o tipo de livro que faz a gente refletir bastante...

    tofalandoisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu quero ler esse livro a muito tempo. Sempre vejo frases no tumblr e fico pensando: preciso desse livro pra ontem. E nunca comprei. Adorei a Resenha. Bjs

    https://depreciavel.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Rainha da Simpatia | Todos os direitos reservados 2016 © | Desenvolvimento: