20 de janeiro de 2016

Primeiro dia na faculdade: Expectativas e dicas

Oi gente, hoje vim escrever pra vocês sobre a maravilhosa, porém aterrorizante experiência de começar a faculdade. Este ano serei caloura e, depois de 12 anos na mesma escola, sei que vai ser uma mudança drástica na minha vida. Felizmente, minha melhor amiga vai fazer o mesmo curso na mesma sala da mesma faculdade que eu, então tive uma pequena vantagem nisso.

Vou fazer curso de Design, então quando eu começar, se vocês quiserem que eu fale sobre esse assunto aqui no blog deixem nos comentários para eu saber.



Esses dias, à procura de algum vídeo que me deixasse mais confiante para meu primeiro dia de aula, fiquei extremamente chateada de não encontrar quase nenhum conteúdo que me dissesse algo novo. Por esse motivo estou aqui, para tentar ajudar quem vai iniciar essa nova etapa.

As primeiras dúvidas (bem babacas diga-se de passagem) foram: "Devo ir de bolsa ou mala? Caderno ou fichário? Que roupa? Será está muito arrumada ou muito desleixada?". Essas inseguranças são completamente comuns. Aos poucos minha ficha foi caindo, e eu finalmente reparei que eu estava muito preocupada com o que os outros iriam pensar de mim. Não cometa o mesmo erro e use o que você quiser do jeito que você quiser. SEJA VOCÊ MESMO!

A faculdade nada mais é do que a evolução da escola, você pode usar bolsa, mala, caderno, fichário e a roupa que bem entender. É claro que o que vale é simplicidade, tanto na maquiagem quanto na roupa, mas tem muita gente mais arrumada, por conta do trabalho. A dica é: contanto que você não vá como se estivesse indo à balada, não tem problema. Não esqueça então, quando seu primeiro dia de aula chegar use o material que você mais gosta, a roupa mais confortável e que tenha mais a sua cara e, o mais importante, seja legal com os outros, dessa forma eu garanto que você só vai atrair pessoas parecidas com você e vai fazer amizades bem rápido.

Outras dúvidas como horários de aula. bilhete único de estudante, carteirinha, lista de material, etc. é sempre bom serem retiradas na faculdade, pode até ser por telefone. A maioria dessas coisas se ajustam na primeira semana de aula, então tenha paciência e não tenha vergonha de perguntar aos outros. Você pode perguntar até sobre o trote, para saber quantos dias duram, se é tranquilo ou se é melhor ficar em casa.

E minha última dica é sobre timidez e novas amizades. Toda mudança nos dá um pouco de medo, é inevitável, mas para pessoas introvertidas este medo dobra. Lembre-se que está todo mundo no mesmo barco sem saber o que fazer, querendo novas amizades, você não é o único deslocado, logo você conhece novas pessoas e faz amizades. Não mude para agradar os outros (vocês nunca viram filmes? Isso nunca dá certo! É só ver Camp Rock hsausa). Enfim, espero ter acalmado e ajudado o coraçãozinho de vocês.

Comentem aqui embaixo se ajudou você que vai começar a faculdade agora e se concorda ou não com o que eu disse você que já está na faculdade. Beijos, Cams!



3 comentários

  1. Esse é meu 7º semestre na faculdade no curso de Letras, tenho 20 anos, então logo que saí da escola no ano seguinte já ingressei na minha universidade. Morri de medo e vergonha (sempre tímida), não fazia ideia de como ia ser estar no meio de pessoas de diferentes idades e com suas vidas "feitas". O clima é muito diferente da escola, tudo é mais tranquilo, não tem aquela cobrança, e aos poucos comecei a me sentir fazendo parte de tudo aquilo. Foi só na faculdade que descobri o gosto que tenho por estudar, coisa que nunca pensei que eu teria já que eu detestava ter que estudar para as matérias de exatas da escola. Logo no primeiro dia de aula conheci algumas meninas que faziam o mesmo curso que eu, e foi amizade a primeira vista. Uma delas se tornou uma das minhas melhores amigas da vida, e todo semestre fazemos as disciplinas juntas. Acho que tudo vai se ajeitando aos poucos, o importante é focar nos estudos e o reste vem com o tempo. Afinal, é na faculdade que a gente faz aquilo que a gente ama, então não dá pra desperdiçar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou entrar agora, e apesar de tímida, estou confiante de que vai dar tudo certo. Tenho certeza que a atmosfera é bem diferente, mas sei que deve ser maravilhosa. As coisas vão se ajeitando. Ótima experiência a sua, e boa sorte nos próximos semestres!

      Excluir
  2. Caaa, minha amiga também estuda na mesma sala da mesma faculdade que eu haushash, e foi BEM mais fácil de se adaptar com a rotina nova. Boa sorte pra ti, amiga ♥
    beijinhos, Bru
    Mania de Bruna

    ResponderExcluir

Rainha da Simpatia | Todos os direitos reservados 2016 © | Desenvolvimento: